Minha experiência com a Ayahuasca

AYAHUASCA.

Por muito tempo evitei falar sobre o assunto publicamente pois ainda é um assunto muito delicado de ser falado em sociedade, mas hoje senti no coração a necessidade de falar dessa verdadeira magia que mudou minha vida pra sempre a cada vez mais, a famosa medicina sagrada chamada ayahuasca. Não me aprofundarei na parte científica então se tiver curiosidade, peço que pesquise (COM CUIDADO) sobre essa medicina tão poderosa e gestão mágica.

Ayahuasca (do quíchua aya, que significa 'morto, defunto, espírito', e waska, 'cipó', podendo ser traduzido como "cipó do morto" ou "cipó do espírito), também conhecida como hoasca, daime, iagê,santo-daime e vegetal,é uma bebida enteógena (também chamado enteogênico é uma substância alteradora da consciência que induz ao estado xamânico ou de êxtase.) produzida a partir da combinação da videira Banisteriopsis caapi (também conhecido como Jagube, liana, Mariri, Yagé ou Caapi, é um cipó nativo da região amazônica, tem sua maior importância no uso religioso.) com várias plantas, em particular a Psychotria viridis e a Diplopterys cabrerana. A produção e o consumo da bebida são difundidos no mundo todo, em especial nos países ocidentais. A ayahuasca é, frequentemente, associada a rituais de diferentes grupos sociais e religiões, além de fazer parte da medicina tradicional dos povos da Amazônia.
Importante dizer que escrevo na intenção de falar sobre minha experiência e não para até converter a algo ou alguma filosofia de vida, acho valido compartilhar o grande motivo de extrema mudança significativa de vida de algo que sinto que salvou minha alma do buraco da depressão que estava me enfiando, dito isso, podemos prosseguir.
Conheci a ayahuasca há 2 anos atrás quando meu pai me apresentou a essa medicina maravilhosa, quando apresentada fui alertada e tive o entendimento sobre várias coisas a respeito da medicina por ela ter um potencial transformador e intenso extremamente grande, os cuidados básicos ao consagrar, a preparação antes e depois que envolve ficar sem carne um dia ou três dias antes da consagração ,ter em mente o propósito da consagração, porque está ali, qual tipo de mudança e transformação deseja ter na sua vida, o quão alinhado tudo isso está com seu coração? Muitas pessoas procuram a ayahuasca na intenção de se curar dos vícios sejam as drogas, bebidas ou problemas psicológicos como depressão, ansiedade e crise do pânico, acredito que a medicina veio até mim como forma de atração, ou seja, atraí essa medicina até mim pois estava tão perdida na vida e sobre quem eu era que o que eu mais queria era ajuda, auxílio um verdadeiro entendimento interno de onde vim, pra onde vou, quem eu sou pois a àquela altura já não sabia mais de nada, estava totalmente perdida de mim mesma então não tinha nenhuma ambição na vida, nada fazia meu coração verdadeiramente vibrar, tinha muitos bloqueios em relação ao amor, ao simples ato de me permitir amar e sentir o amor em todos os aspectos e principalmente na área de relacionamentos amorosos e por incrível que pareça a primeira vez que consagrei não estava com tanto medo quanto meu pai, com toda certeza pois ele achava que eu poderia não dar conta ou não ser forte, coitado, mal ele sabia e talvez mal sabia eu de que já vinha sendo preparada para tal momento pois a tranquilidade sentida horas antes nunca havia sentido antes. Quando cheguei ao local, estranhei um pouco porque as pessoas literalmente pareciam aquelas ditas " pessoas de humanas" que ouvimos tanto por ai, todos muito solícitos e simpáticos e eu bicho do mato como estava não sabia sequer reagir com tamanha gentileza de todos naquele ambiente, mal interagia, e então a partir daquele momento começava a experiência, obviamente que tudo não começou na hora que cheguei existe toda uma organização e verdadeiro ritual antes de qualquer coisa, quando cheguei eles me deram uma ficha para colocar meus dados onde tinha que responder se tinha problemas com drogas, tomava remédio controlado ou tinha algum problema psicológico sério pois se constasse qualquer coisa do tipo, muito provavelmente não seria apta a consagrar a medicina, como não tinha nenhuma condição que me impedia, comecei a perceber que não era brincadeira e que ali havia algo muito sério e muito ligado com o divino numa intensidade que ainda era impossibilitada de entender na minha ignorância e como tudo decorre de uma hora e uma ordem exata pra acontecer, eu, na minha vida corriqueira acostumada com a correria e sem acesso a relógio começava a ficar impaciente pois parecia demorar demais, algumas hora depois percebi todas as pessoas indo ao salão principal para então começarmos mais uma cerimônia sagrada, quer dizer, mais um para eles, para mim era a primeira vez na vida, então apenas segui o fluxo. Ao adentramos reparei que homens deveriam apenas sair e entrar por uma porta e mulheres também só podiam entrar por aquela porta que as mulheres ficavam pois as energias são diferentes e não poderiam se misturar, tinham muitas cadeiras espalhadas pelo salão então todo mundo sentou com sua coberta no seu canto e as pessoas responsáveis por administrar aquele rito sagrado começaram a conversar sobre cada detalhe do que ocorreria aquela noite, quais horas eram repetidas as doses de ayahuasca, quais músicas tocariam, tiveram muito cuidado com as pessoas que estavam a primeira vez na casa, como foi meu caso, explicaram tudo na maior calma, amor e paciência, tudo de uma forma tão verdadeiramente linda e conectada que nós meros mortais desse sistema capitalista podemos estranhar de primeiro momento tamanha delicadeza e sensibilidade . Até ali tudo correndo bem, as moças do local me serviram num copinhos do tamanho de um copo de café e então bebi aquela bebida de cor estranha, ao ingerir, pude sentir o gosto viscoso, forte e verdadeiramente amargo descer pela minha garganta então voltei pro meu lugar e comecei a bailar para dar início aos trabalhos impulsionado pela energia do bailado, creio que depois de 30 minutos comecei a sentir a medicina fazer efeito no meu corpo, minha visão começava a ficar embaçada, sentia a necessidade de procurar uma cadeira e então as miragens começaram (quero deixar claro que a ayahuasca NÃO tem nenhum ligação com drogas, em nenhum momento perdi a consciência do que estava fazendo, a ayhuasca é uma medicina sagrada consagrada por índios e por nossos ancestrais há séculos) e então muitos sentimentos misturados começaram a vir a tona, lembro-me de ter visto muitas cores, mandalas extremamente coloridas então de repente uma força maior tomou conta de mim de tal forma que mal conseguia manter os olhos abertos e então com a ajuda das músicas tocando no lugar comecei a cada vez mais ser conduzida a adentrar no mundinho chamado eu, logo depois de um tempo tive meu primeiro contato espiritual que foi com meu mentor espiritual, algo do qual foi muito especial pois desde que comecei meus estudos espirituais sempre quis poder conhecer meu mentor e ele simplesmente apareceu pra mim, se apresentou de forma cordial e então começou o primeiro chororô de vários.
Como o trabalho dura a noite toda, muitas coisas extremamente pessoais aconteceram e começaram a ser resolvidas como por exemplo um caso que há tempos estava tendo sérios problemas que era no relacionamento mãe e filha e então a espiritualidade na sua genialidade e grandiosidade me levou a entender o caso por completo muito além do pequeno ponto que estava vendo então logo fui levada a revisitar minha infância em momentos extremamente felizes onde só o amor puro entre duas almas estava envolvido, tudo aquilo foi muito importante para eu resgatar o amor perdido pela minha mãe, para verdadeiramente transcender o meu ego, esse pequeno eu mandão e autoritário que acha que sabe algo.
Daquele momento em diante mal podia eu imaginar que minha vida estava prestes a mudar pra todo o sempre, uma verdadeira transformação, verdadeira fênix que começou aos poucos se manifestar, durante os três primeiros trabalhos com a ayahuasca tudo foi muito tranquilo, a partir do quarto as coisas se intensificaram de maneira realmente profunda e intensa, comecei a ter verdadeiras revelações sobre minha vida tanto presente quanto passada sobre uma situação da qual nem fazia ideia do quão imensa e importante ela é/foi e então os perrengues vieram, quando se tira o véu da ignorância e começamos a enxergar a verdade das coisas fica extremamente difícil não enlouquecer temporariamente e foi justamente isso o que me aconteceu, com grandes revelações vem grandes responsabilidades então logo me vi obrigada a amadurecer infelizmente foi de forma dolorida entretanto fui extremamente amparada.
Essa situação que me veio ser revelada nesse decorrer de dois anos e meio mexeu muito com tudo o que achava ser verdade, literalmente me reconstruí do zero, a Ariangelis de antes não tinha mais espaço para esse novo eu e desde então ainda estou sempre em reforma, voltando em questões trazendo novos conceitos e ideias para que possa finalmente viver a vida que vim viver verdadeiramente.
Falando assim parece um trabalho muito individual e solitário, sim posso dizer que é, inclusive é algo que eles reforçam muito quando começamos a trilhar seguindo na caminhada da expansão da mente, nos trabalhos ninguém pode atrapalhar o irmão no seu processo porque cada caso é um caso e todos ali estamos extremamente sensíveis de campo aberto então é preciso tomar bastante cuidado a cada movimento feito,choro alto e qualquer outra coisa que possa atrapalhar e foi assim comigo, mesmo sendo individual eu não estava sozinha, nunca estive, uma das grandes lições que tirei dentre tantos trabalhos foi justamente isso, a cada trabalho uma entidade diferente vinha conversar comigo a noite toda, todos me ensinaram muito sobre amor e principalmente sobre amor próprio, sobre como eu sou capaz e como eu sou forte e independente e que eu posso sim tudo o que minha alma verdadeiramente deseja, tudo com tanto amor e sabedoria que era impossível não sair de cada trabalho verdadeiramente transformada, com a alma limpa, o coração cheio e purificado de amor, hoje sou verdadeiramente grata a todos os amigos que se dispuseram a dedicar seu sagrado tempo pra me ajudar a entender, amadurecer ideias a me limpar e a me enfiar na cabeça as verdades por mais duras que elas pudessem ser e isso não foi só uma vez, foi dito pra mim por ANOS, dois anos pra ser exata.
Se eu fosse pautar quantos ensinamentos tive ao longo dessa jornada seria praticamente impossível, o que aprendi ali na hora do perrengue sobre mim mesma e principalmente sobre amor e misericórdia divina nada na vida pode sequer explicar, nenhum texto motivacional é capaz de explicar, nem mesmo essa falha tentativa de expor algo tão lindo, tão intenso e tão sagrado talvez até pra até ajudar de alguma forma quem sabe? Nunca sabemos como a espiritualidade vai agir em nossas vidas não é mesmo? E justamente sem saber acabei expandindo, literalmente enxergo um novo mundo sob meus olhos e devo tudo a esses queridos amigos, anjos, arcanjos, protetores, mentores e entidades que me ajudaram e me ajudam cada vez mais na minha jornada, venho trabalhando firme durante todo esse tempo para transcender minha verdadeira essência alinhada ao meu verdadeiro propósito numa eterna briga com o ego sobre quem eu sou, pra onde vou e porque as coisas tendem a não seguir o roteiro pré estipulado para seguirmos.
Como li num texto um dia desses, insisto em reafirmar: "A Ayahuasca não e divertimento, é tratamento" e acho que essa frase resume bem tudo o que quis dizer nesse texto um pouco bagunçado sem tanto embasamentos científicos e certezas absolutas como estamos acostumados quando queremos entender algo pois esse conhecimento ultrapassa qualquer resquício de racionalidade que se possa querer ter a respeito de qualquer etapa desse verdadeiro tratamento espiritual pois transcende corpo, mente e espirito no mais elevado nível de transformação do ser.



Comentários

Postagens mais visitadas