Minhas desilusões nas religiões

Passei toda minha vida dentro de uma instituição religiosa e faz muito pouco tempo que abri mão disso porque não me senti mais representada dentro desses moldes mas quero deixar claro que nada contra quem ainda frequenta qualquer instituição religiosa ok? dito isso,continuemos.

Experiências na igreja católica 


Quando crianca por influência da família sempre frequentei a igreja católica, assistia missa com a minha vó porém essa foi uma escolha minha nunca me senti obrigada a frequentar a igreja, apesar de ir de vez em quando pra igreja não era católica de fato pois não seguia a doutrina, então fascinada pela óstia e pela ideia de estar mais perto de Deus decidi que iria fazer catequese pra assim experimentar a óstia de uma vez por todas( pois essa era minha maior vontade kkkk) e tambem de brinde ganhava conhecimentos estudando deus na minha pequena concepção de deus aos 12 anos de idade, então assim foi.
Lembro de ir todo domingo à missa e na minha catequese e essa era minha maior felicidade,assim fiquei por um ano,dois no máximo obviamente cheguei a fazer a primeira comunhão, a participar de novenas e procissões ( o que inclusive era minha atividade favorita com a minha avó) porém sentia um imenso vazio,eu não entendia certos conceitos básicos como: "jesus morreu na cruz pra nos salvar", não entendia porque as pessoas adoravam verdadeiramente os santos então só imitava porque era o que todo mundo fazia e o que mais me intrigava era o fato de que aquilo nada me explicava sobre meus questionamentos internos, me sentia até falsa de estar ali apesar de sempre ter muito respeito, comecei a achar tão sem graça e sem vida simplesmente sentar pra ver o padre falar e literalmente falar amém,um monte de palavra que eu não entendia, e eu odiava ter que ficar levantando e sentando e ter que ficar cantando e ninguém nunca questionava o porque de tudo isso, e tudo era pecado,tudo era errado e se não fizesse daquele jeito não ia pro céu, então foi aos poucos que comecei a parar,todo o encantamento se foi e ai então decidi depois de um certo tempo e certos acontecimentos ,conhecer o espiritismo.


Experiência no espiritismo 

 


Foi no espiritismo aos 15 anos que comecei a entender de fato o que queria entender sobre a vida ,sobre os espíritos e sobre todos os mistérios que achava que não tinha mais resposta e então sem que eu percebesse estava fazendo a transição de modo muito singelo porém muito intenso dentro da doutrina espírita.
Obviamente nem tudo são flores, a gente quando se envolve de cabeça num projeto religioso acabamos ficando um pouco cegos com suas ideias e conceitos que muitas vezes podem ser um pouco destorcidos, e como sempre tive muitos questionamentos e odiava dizer amém pra tudo, sempre tive alguns conceitos formados como: apesar de estar dentro dessa religião , não quero me prender somente as ideias e aos conceitos que essa religião me dá e eu sempre tive isso comigo  desde quando estava na igreja católica, então houverão algumas vezes que por mais que a doutrina sempre pregrasse igualdade a todas religiões, comecei a sentir certa repressão muito subjetiva em algumas falas,como uma vez que questionada sobre casamento falei que adoraria casar na igreja e então me falaram que haviam instituições espíritas que daria para fazer uma cerimônia e então persisti na minha ideia e disse que não,qual era o probelma de casar numa igreja católica sendo espírita? comecei a percecer muito preconceito vindo de religiões de matrizes africanas com a umbanda que demorei um pouco pra entender mas sempre respeitei e muito. Outro dia estava assistindo uma palestra e a palestrante começou a mandar indiretas ( bem diretas) pra outras religiões dizendo de forma levemente debochada: nós sabemos que não precisamos acender vela pra falar com Deus,nem rezar pra santo muito menos bater tambor não é mesmo hahaha" o que me deixou extremamente ofendida,irritada e incrédula no que acabava de ouvir,ela falava como se os espíritas fossem superiores por não ter que usar de nenhum elemento físico para manifestar sua fé. Como se já não fosse o bastante,teve uma vez que cheguei a entrar numa discussão mesmo sem ter muitos argumentos ou conhecimentos sobre a umbanda só pra defender essa outra religião que merece respeito assim como todas as outras, pois simplesmente não admitia e não admito qualquer falta de respeito com qualquer religião menosprezada por puro preconceito e ignorância, ainda mais o espiritismo que sofre tanto preconceito quanto a umbanda e que ainda seguem uma mesma vertente. Quando soube por exemplo da origem do espiritismo/umbanda fiquei tão incomodada, como que pode uma religião como o espiritismo que prega tanto pela igualdade,respeito e livre arbítrio,desde as primeiras manifestações mediúnicas de entidades como caboclos e preto velho simplesmente virar as costas? ( esse é um assunto pra outro tema,da pano pra manga).
Obviamente tudo tem seu lado bom,diria excelente, pois dentro dessa doutrina de puro amor pude aprender e crescer tanto como pessoa,aprendi a ter um pouco mais de confiança, o espiritismo entrou na minha vida num momento crucial onde estava começando a me entender como pessoa no mundo,num momento de fragilidade e agradeço ao universo por ter me permitido crescer e aprender tanto dentro de uma doutrina tão esclarecedora,dentro do espiritismo pude estudar com livros de forma bem profunda e ilustrativa,conheci verdadeiros anjos em vida,o conhecimento intelectual me engrandeceu demais.
 

minha experiência na umbanda


Já que mencionei a umbanda mais acima e achei interessante falar um pouco sobre o que vivi na umbanda apenas indo algumas vezes a terreiros e tendo outras experiências espirituais.

PS: quero deixar claro que não estudo a umbanda e que pra falar de modo mais profundo teria que ter o mínimo de base e conhecimento pra falar,tudo o que sei aprendi frequentando e estudando por cima.

A umbanda ainda é um grande tabu pra esa sociedade,mais a gente sabe bem o porque né,apesar de ser uma religião brasileira,ela vem de uma matriz africana muito forte, então é ""chocante"" mesmo para muitos inclusive pra mim, não serei hipócrita.

Parte da minha família vinda do interior tem essa religião muito bem integrada então ja vi familiares recebendo entidades e obviamente morri de medo, nós também recorriamos a umbanda quando precisávamos de benção, banho pra quebrar mau olhado ou limpar o corpo,algum quebrante ou pra ver se tava "macumbada", mas quando comecei a ir em gira de umbanda a coisa mudou,pelos movimentos e jeito de falar das entidades todo mundo assusta demais, mas só quem vive profundamente ali entende de fato que muito daquilo é um "teatro" que as entidades fazem pra chamar nossa atenção e que não devemos nunca subestimar a entidade que vem num preto velho por exemplo pois sua rica sabedoria vai muito além de sua aparência,eles muitas vezes podem usar essa forma pra se comunicar,nos trazer humildade,nos fazer mais humilde e como falei só quem se envolve profundamente entende o verdadeiro amor que eles transmitem para todos nós quando passamos com alguma entidade. Eu obviamente só fui entender muito depois, nas minhas experiências com a ayhuasca tendo contato direto,obviamente depois desse contato estrondoso além de ampliar minha visão pra essa religião tão humilde e fortemente baseada no amor incondicional, entendi como o homem corrompe as coisas,pois para as entidades se comunicarem eles precisam que seus "cavalos" estejam bem, muito alinhados para que a mensagem venha clara e isso as vezes não acontece,eis minha crítica dentro dessa religião,apesar de ser lindo sua união de todas as tribos ( não sei se já perceberam mas tem uma galera LGBTQ+ muito forte dentro dessa religião ) a falta de estudo e de preparo dos médiuns (ditos cavalos) pode distorcer as coisas e passar a impressão errada, daí podemos pensar nas pombas giras e exus(falarei melhor depois).

Em resumo,todas as religiões tem seus prós e contras, porém nelas todas encontro uma mesma coisa,uma certa prisão,um muro que ninguém pode ultrapassar,um limite então para buscadores como eu fica difícil se limitar a uma crença, entretanto acredito piamente que a vida é muito mais que só aquela religião, é a integração do todo,nunca seria plenamente feliz presa numa única visão de mundo a respeito da minha espiritualidade, e acredito também que esse é um erro das religiões de querer prender a pessoa apenas naquela visão e se ela olhar além daquilo ou questionar algo de diferente do que eles já sabem é um pecador ou é do demônio, sabemos muito bem como por exemplo religião evangélica trabalha, repressão atrás de repressão, agressão mental,chuva de preconceitos disfasçados de palavras de deus ( obviamente não são todos assim,estou apenas dando um exemplo muito recorrente).
Tem muita gente querendo falar por Deus,ser Deus,ser o dono da verdade, me diz como? (No caso do cristianismo) se como cristãos, seguidores de jesus deveriam apenas se preocupar em serem boas pessoas e pasarem amor ao próximo,serem simples como jesus foi.
Uma vez ouvi no centro espírita que por ter interesse em umbanda e outras vertentes deveria fazer o curso da casa pra abandonar essas ideias já que elas vinham de vidas passadas,mas ai questiono vocês, se isso veio comigo não seria o certo aprender a trabalhar essas tendências em mim mesma?
O homem tudo corrompe,inclusive o que de mais sagrado há sob essa terra,gracas as deusas hoje não maldigo uma religião baseada nas pessoas porque isso é um mal terrível,pois sei que as religiões tem um conhecimento e um enriquecimento simplesmente incrível e avassalador, temos muito o que estudar dessas doutrinas e pra isso, não precisamos nos prender nela.


Comentários

Postagens mais visitadas