Música, a melodia sagrada.

Quero fazer questionar,quero te fazer pensar de forma profunda no tipo de música que você consume,qual mensagem ela passa, já parou pra entender o porquê de ouvir certas músicas quando uma situação específica está acontecendo? Já tentou olhar por outro lado? Como está sua visão a respeito da música? Gostaria de trazer algumas reflexões a respeito.

A música é algo que existe desde o começo dos tempos,se prestarmos atenção perceberemos que tudo pode ser uma música aos nossos ouvidos,o som da chuva,as ondas do mar quebrando na praia,o som do vento,os pássaros a cantar,tudo ressoa em perfeita harmonia e quando nós seres humanos resolvemos que queríamos fazer parte dessa melodia sagrada ao nosso próprio ritmo, talvez não nos demos conta do quão poderoso e intenso é o poder que a música tem em nossos corpos.
Quando começamos a entender brevemente sobre timbre e vibrações sobre como os sons chegam aos nossos ouvidos de primeira instância ficamos impressionados, quando a ciência trás seus experimentos com vibrações que a música trás num simples copo de água achamos a maior mágica do mundo, entretanto não dos damos conta que nosso corpo é em sua grande maioria, composto por água e então em questão de minutos deixamos a magia acabar,de repente toda a mágica informação se torna mais uma informação dentre as milhares que acumulamos em nossas mentes extremamente ocupadas em consumir, produzir e distrair,esquecemos que nos foi  dada essa habilidade de criar belas harmonias,brincar com as diferentes camadas de sons que existem e assim criar verdadeiras obras sonoras.
A música é algo sagrado,os diversos timbres,graves e agudos diversos mexem com nossas maiores estruturas internas de forma que nosso consciente é incapaz de entender tamanha profundidade, cada vibrar,desde a corda vocal até o ouvido que escutará o som emitido pelas suas cordas vocais,cada processo tão sagrado, eu acredito na cura através da música,eu sinto o vibrar  em minha alma se manifestar de forma esplendorosamente divina,me conecto a cada melodia e sintonia principalmente quando conectada a sentimentos verdadeiros de amor.
Como dito acima o poder que a música tem em cada um de nós é difícil de ser totalmente entendido e compreendido pela mente consciente, mas indo além das aparências e aprofundando nos sentimentos, a música nos desperta uma força inconsciente,mexe com o psicológico,faz com que as moléculas de água do nosso copinho chamado corpo vibre num estado passando informações sobre algo que estamos sentindo naquele momento, então já é de se esperar que em cada fase de nossas  fases da vidas estamos ouvindo algo diferente,posso dizer por mim que a música me serve de terapia,muitos dos sentimentos mais ocultos se escondem por trás de uma música que talvez descreva um sentimento difícil de processar ou entender e esse oceano de sentimentos e sensações Infelizmente  hoje não vejo a música  sendo respeitada como deveria ou ser levada a sério, algumas pessoas procuram consolo nas músicas,outras querem extravasar um sentimento,algumas só querem mexer a raba e tudo bem, existe música para todos os gostos,mas quando digo que não existe tanto respeito digo no sentido óbvio de pensar no quão sagrado é esse ato de ouvir música,o conteúdo produzido tem a obrigação de passar uma mensagem,algo além de uma máquina de fazer dinheiro, a graça de fazer música é algo que deve ter toda alma e coração do artista para que possa vibrar e ressoar no coração de quem ouve. Por que certos artistas como Michael Jackson, Freddie Mercury com o Queen e outros enormes artistas conseguiam e ainda conseguem mover multidões? Se analisarmos atentamente a arte desses artistas, podemos perceber,ou melhor,sentir que sua mensagem era verdadeiramente poderosa, estrondosa verdadeiramente interessada em oferecer o melhor para o mundo, nós consumidores esquecemos que músicas passam mensagens subliminares muito forte,o cérebro grava frases,palavras repetitivas e sem que perceba está ali vivendo no universo do conteúdo que consome.
Falando em consumismo uma das grandes fontes de poder do mundo chamado dinheiro nos faz manobra de massa, principalmente nessas horas,as grandes empresas de indústria musical sabem e muito bem o que estão fazendo com nossas cabeças, principalmente cabeças em formação dito adolescentes,essas são as massas mais fáceis de serem manobradas, é só te fazer encantar com o estético,te vender uma ideia de perfeição e está pronta a sua renda de dinheiro e para que isso se fortifique é importante manter a massa alienada e muito bem alimentada, não pode deixar que elas se desvirtuem nem que pra isso distorçam sua realidade das coisas, a realidade do artista preso ao sistema que o impossibilita ir além e viver puramente pelo amor à sua arte,mas uma vez a arte sagrada desvairando pela ganância e vaidade do homem por dinheiro e poder.
Vejam como algo que era pra ser simples se torna extremamente complicado de difícil acesso,algo que deveria ser para todos,hoje é só para alguns que conseguem chegar lá e pra isso precisa se encaixar,mudar sua arte,manobrar cabeças,criar seus gados,chegar no topo,ter poder.... E no final do que servirá todo esse poder?
Mais afundo ainda,quero trazer o caso Michael Jackson sem me aprofundar em detalhes de nada, apenas trazendo fatos e incrementando melhor nossas reflexões,um homem que só queria o bem de coração cheio transbordando amor, verdadeiramente ligado à sua arte, foi vendida uma imagem totalmente distorcida,forças do mal lutando para destruir um homem que só queria ajudar as pessoas,trazer mensagem de amor e paz através da sua arte.
Sabendo da influência que a música tem no corpo humano, Michael Jackson encheu suas músicas e vídeo clipes tão polêmicos dessas mensagens subliminares tentando nos fazer enxergar as coisas de uma forma mais amorosa,nos mostrando a verdade por trás do glamour de ser artista e por isso foi silenciado,ou melhor,assassinado.
Vejam quantas abas abrimos nessa reflexão de algo aparentemente tão simples e tão inofensivo não é mesmo? Bom, é o que parece, é o que querem que você enxergue e antes que se questione " é o fim então?" " Não temos solução?" Dentre outras coisas ,quero dizer que nada é tão preto no branco e pra tudo tem uma solução,basta começar a se questionar, acha justo que a música em sua essência hoje em dia tenha se tornado algo tão complicado, burocrático, instantâneo como um miojo?
Quando analisamos o começo de nossa reflexão logo nas primeiras linhas podemos perceber a sutileza e ao mesmo tempo a profundidade desse tema na sua camada mais simples e quando puxamos pra realidade terrena nada parece tão lindo assim não é mesmo?
Quero assim como Michael seguir com sua mensagem de amor e paz, eu quero continuar o que ele não pôde terminar, acredito sim que existem artistas hoje em dia que ainda lutam assim como o Michael Jackson lutou,uma dessas artistas é Beyoncé que carrega na voz tanto poder,tanta força e tanto amor imperceptíveis a olho nu, literalmente.
Acredito que aos poucos as coisas tendem a melhorar mas que para grandes mudanças aconteçam precisamos começar questionando:
já parou pra entender o porquê de ouvir certas músicas quando uma situação específica está acontecendo? Já tentou olhar por outro lado? Como está sua visão a respeito da música?

Comentários

Postagens mais visitadas